segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dona Bárbara: A tragédia dos Luzardo


A vida dos Luzardo ocorre tranquilamente na fazenda Altamira, onde ganham a vida vendendo cavalos. José Luzardo (Luis Mesa), o patriarca, leva os negócios duramente com a ajuda de sua esposa, Assunção (Maritza Rodríguez), e seus filhos: Félix*, o mais velho, e Santos*, que apesar de jovem, já mostra grande habilidade com os animais. Cecília*, a irmã mais nova de Assunção, também vive com eles.


Cecília confesa à Assunção que está apaixonada por Lorenzo Barqueiro (Helmer Valenzuela), primo e inimigo de José. Quando pede permissão a seu cunhado para sair com Lorenzo, o fazendeiro não permite. Félix tenta ajudar a tia, mas só consegue fazer as coisas piorarem, já que joga na cara as atrocidades cometidas por José no passado, o que faz José expulsar Félix de casa.


Dias depois pai e filho se encontram em uma briga de galos e os dois voltam a discutir com mais intensidade. Tanto é assim, que os dois sacam as armas e José dá um disparo tirando a vida de seu primogênito.


Assunção se desfaz em lagrimas quando vê o corpo do filho em uma caminhote. "Não posso acreditar que o destino tenha tirado seu filho de uma forma tão cruel" diz Mélesio (Iván Rodríguez), o capataz, tentando consolar a patroa.


Após confesar o crime, José entra em seu escritório e pega o revolvér que matou seu filho. Ele então se suicida, mas não se dá conta que atrás dele estão os pequenos Santos e Antonio*, o filho de Melésio, que observam a cena horrorizados.


Um dia depois, no enterro de José, Lorenzo vê o acontecimento de uma colina, sabendo que sua presença seria um encomodo. Assunção diz a Santos que eles junto de Cecília vão morar na cidade e não voltarão nunca mais na fazenda, que os fez tão infelizes. O menino promete a mãe que será um Luzardo diferente.

Acontecimentos do primeiro capítulo de Dona Bárbara, hoje, as 9 da noite, na CNT.

* Nome dos atores não divulgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário